• 193 
  •  
  •  
  •  
  •  

Prezados visitantes,

Com o intuito de oferecermos uma boa experiência aos nossos visitantes, com novos ambientes e uma melhor infraestrutura, o Museu Histórico do CBMERJ está passando por processo de reforma e conservação. Sendo assim, estamos impossibilitados de novos agendamentos e de recebermos visitas livres. Muito em breve teremos novidades. Contamos com a compreensão de todos e solicitamos que aguardem o término das obras para melhor atendê-los. A informação de término das obras e reabertura das nossas atividades será informada aqui no nosso site.
Estamos à disposição para maiores esclarecimentos.

Museu Histórico do CBMERJ

A exposição traz elementos que contam a história de criação da Instituição que viria a ser o 1º Corpo de Bombeiros do Brasil, criado pelo Imperador Dom Pedro II, através do Decreto nº1775, de 02 de julho de 1856, ainda na época do Brasil Império. O visitante poderá conhecer a historicidade do desenvolvimento da Corporação, entender como os bombeiros se deslocavam para o socorro, como captavam e utilizavam a água nos combates, como eram feitos os avisos de incêndio e o progresso tecnológico que marca os primórdios do 1º Corpo de Bombeiros do Brasil.
Visitação
A visitação é gratuita.

Observação: Durante a visita ao Museu Histórico do CBMERJ, o visitante deverá estar munido de crachá, que deve ser retirado na entrada do Quartel do Comando-Geral (Corpo da Guarda), mediante apresentação de identidade. O visitante deve validar a sua entrada através do QRCODE afixado no Corpo da Guarda.

IMPORTANTE! POR ESTAR SITUADO DENTRO DE UMA UNIDADE MILITAR, NÃO É PERMITIDA A ENTRADA NO QUARTEL COM AS SEGUINTES VESTIMENTAS:

Mulheres: chinelos, bonés, saias ou vestidos acima do joelho, shorts, bermudas, camisetas decotadas e roupas com transparência.
Homens: chinelos, bonés, shorts, bermudas e camisetas.
Crianças e adolescentes não estão incluídas nas restrições.

Visitas Livres:

Interrompidas para reforma e conservação do museu, até 2024.



Visitas Guiadas (necessário agendamentos):

Interrompidas para reforma e conservação do museu, até 2024.
Memorial Eterno Herói

Telefone

SAd  (21) 2333-3133

Contato Museu Histórico

Clique no link para fazer contado.

Endereço

Pca. da República 45 - Centro
20211-350 - Rio de Janeiro - RJ
E-mail: chcultural@cbmerj.rj.gov.br



Galeria De Fotos